sábado, 2 de janeiro de 2010

Projeto Atacama e Arredores.

       Olá irmãos motociclistas e moto aventureiros!
Em primeiro lugar quero dizer o meu muito obrigado pela visita e espero que tenham uma boa leitura, se tiver qual quer dúvida ou sugestão, favor entrar em contato pelo e-mail:

willianzen@yahoo.com.br

Assunto: Sugestões para Blog


--------------------------------------------------------------------------------


Vamos falar do projeto Deserto do Atacama e arredores:



       Alguns motociclistas tem a felicidade de estar sempre na estrada e até mesmo voltam mais de uma vez nos mesmos locais, contudo a maioria não tem a mesma sorte e por este motivo pensei em um roteiro que contemple tudo que tem ao redor de San Pedro de Atacama e também no caminho de ida e volta, pensei em um roteiro circular que possibilite ao viajante estar em todos lugares importantes daquela região e evitar a monotonia de passar novamente pelas mesmas paisagens áridas...

       Como sou filho da cidade de Rio Grande-RS sempre farei meus Roteiros a partir desta cidade, mas cada candidato a esta aventura pode readaptar o roteiro de acordo com seu ponto de partida.


Primeiro Dia - De Rio Grande (BR) à Uruguaiana(BR): (617km)


       Começando a rodar bem cedo é um percurso suave com aproximadamente 04 paradas para abastecimento e mais algumas para fotos, é possível chegar com o sol alto em Uruguaiana, sugiro se hospedar no Brasil e depois de um bom banho e refeito da viagem apreciar gastronomia da fronteira e seu comércio no lado Argentino - Paso de Los Libres.



Veja no mapa abaixo nosso trajeto diário:



      
Ponte  Internacional.




Segundo Dia - Uruguaiana (BR) à Corrientes (AR): (368km)


       Devido a pequena kilometragem a ser percorrida não há necessidade de sair tão cedo e assim ter um descanso maior ou ainda aproveitar as lojas da fronteira. Nas cidade de fronteira é mais prudente deixar a moto no estacionamento do hotel e ir a pé ou de táxi para as ruas movimentadas do comércio fronteiriço.



Veja no mapa abaixo nosso trajeto diário:


      



Terceiro Dia - Corrientes (AR) à San Miguel de Tucumán (AR): (797km)


       Um dos objetivos de ir em direção a San Miguel de Tucuman e não direto a Salta (AR) é evitar ao máximo de rodar pelo Deserto do Chaco, pois os locais de parada são precários, poucos abastecimentos e muitos animais soltos na pista, então logo após Presidencia Roque Sáenz Pena, virar a esquerda na RP 94 até Charata, depois pegar a ruta 89 até Santiago del Estero e logo a frente estará San Miguel de Tucumán.



Veja no mapa abaixo nosso trajeto diário:




      

Quarto Dia - San Miguel de Tucumán (AR) à Cafayate(AR): (227km)


       Saindo de San Miguel pela RA 38 em direção sul após passar Famaillá vai encontrar a sua direita a Ruta 307 que sobe em direção a Tafi del Valle (ponto B do mapa),  este é um percurso a se fazer com calma, parando e fotografando talves em Tafi seja o melhor local para o almoço.
       Depois seguir a 307 em direção a Ruta 40 mas um pouco antes de chegar a 40 (no ponto C do mapa) esta o Museo da Pachamama que é digno de registro fotográfico, logo adinte já na Ruta 40 (ponto D) do Mapa esta as Ruinas de Quilmes, depois é seguir  em direção a cidade de Cafayate pela Ruta 40 e apreciar os vinhos de altitude.

Veja no mapa abaixo nosso trajeto diário:


Exibir mapa ampliado



Quinto Dia - Cafayate (AR) à Salta (AR), San Salvador de Jujuy: (337km)



     Partindo de Cafayate pela RA 68 logo depois está Coronel Moldes, as margens da ruta 68, que por sua vez, está a 25 km da Barragem CABRA CORRAL, acredito ser um lindo local para fotografar e almoçar.

Barragem Cabra Corral - AR

       Após o almoço, e  apenas 179 km restam para chegar em San Salvador de Jujuy. Um pouco antes está a grande cidade de Salta que dependendo do rendimento da viagem pode ser um ponto de parada para tomar um refresco ou um elado e ou até mesmo hospedagem.

Veja no mapa abaixo nosso trajeto diário:







Sexto Dia - San Salvador de Jujuy (AR) à Uyuni (BL): (574km)


       Partindo de San Salvador de Jujui pela ruta 09 depois que passar Tilcara/Maimará tem uma parada obrigatória para registrar o Trópico de Capricórnio e o relógio do sol que fica bem às margens da ruta. Mas como o destino é adentrar a Bolivia por La quiaca/Villazón e seguir a Tupiza (BL) e hospedar-se em Uyuni,  para que no dia seguinte possa visitar el Salar de Uyuni e o hostal, construido com blocos de sal.

Marco do Tópico de Capricórnio.


Sétimo dia.


       Chegar de moto ao Salar de Uyuni e visitar o hotel de sal no meio do salar e retornar a cidade para descançar o esqueleto para o retorno a Argentina no dia seguinte.


Pequena visão do salar.

Hotel construído de blocos de sal.

Os móveis também são de sal.


Oitavo Dia - Uyuni (BL) à Villazón/La Quiaca e com hospedagem em Tilcara (AR): (606km)

       Estando em Tilcará ou Maimará (AR), visitar o vale de Humauaca, o cerro de las Siete Colores em Purmamarca e calibrar o altímetro para atravessar o Passo de Jama em direção a São Pedro de Atacama no dia seguinte.

Nono Dia - Tilcara (AR) à San Pedro de Atacama (CL): (568km)

       Acordar cedo, passando por Purmamarca subindo até Susques (Ultimo Abastecimento) fotografando salares e altas montanhas após 440 km chega-se ao Paso internacional de Jama, neste ponto San Pedro está a apenas 128km.

Décimo Dia.

       Passeio em San Pedro de Atacama,

       Ir até Calama de moto visitar a Mina de Chuquicamata, Procurar o escritório da mineradora na cidade e pegar o micro ônibus até a mina.


A mina Chuquicamata ao anoitecer.

Boa comparação de tamanho camionete X caminhão.

Capacidade de carga de 300 a 400 Toneladas.

Os grandões ai de cima ficão pequeninhos lá embaixo.

Na volta passear pelo vale de La Luna ao entardecer, pero es mui guapo.






Retornar a San Pedro de Atacama.

Décimo primeiro Dia.

Visitar os Geiser El Tátio saindo bem cedo SanPedro também de vam.






Décimo segundo Dia - Partindo de San Pedro de Atacama em direção a Antofogasta (CL): (305km)

Da para aproveitar que o trajeto é curto para esticar até a Mano del Desierto. localizada na Ruta 05 km 355



Décimo Terceiro Dia - De Antofogasta (CL) a Copiapó (CL): (477km)

Viagem tranquila pela pela ruta 05 até Copiapó.

Décimo quarto Dia - Passo de San Fransisco, (450km)

Partindo de Copiapó bem cedinho levando alguma gasolina reserva, após 250 km se chega Passo internacional São Fransisco, e mais 200 km a frente a primeira cidade com Abastecimento, Fiambalá-AR.

Caso não encontrem hospedagem em Fiambalá, Seguir a San Fernado del Valle, +- 321km, este é o motivo de sair cedo de Copiapó.


Décimo Quarto Dia - Fiambalá, Catamarca (AR) à Cordobá (AR): (660km)

Décimo Quinto Dia.

Descanso em Cordoba.

Décimo Sexto Dia - Cordoba (AR) à Santa-Fé (AR) (Paraná): (350km)

Visitar o Tunel Sub Fluvial


Décimo Sétimo Dia - Santa Fé à Gualeguaychú. (320km)

Descanso e passeio nas Termas, que são muitas nesta região.

Acredito que uns 4 ou 5 dias da para conhecer algumas Termas e tirar o pó do Deserto e do Ripio, mas é claro que é uma opção individual de cada viajante e objetivo.


Vigésimo Segundo Dia  - De Gualeguaychú (AR) à Montevideo (UY): (350km)

Mais dois dias em Montevideo, uma passadinha em Punta Del Este...

Vigésimo Quinto Dia - Montevideu (UY) a Rio Grande (BR) ( 700km).

Observações:

Este Roteiro Foi planejado para fazer com calma e com a esposa na garupa, também planejado como viagem de férias, e por isto um pouco estendido.

Para aqueles que moram em Lugares mais distantes, como São Paulo, podem eliminar alguns pontos como as termas e montevideu.

Algumas cidade não coloquei maiores informações por ainda nã ter pesquisado.

Outro Desejo que tenho é informar no minimo 3 hoteis para cada ponto de parada, e se forem hoteis indicados por motociclistas que ja passaram por lá melhor, mandem estes instruções para meu e-mail.

Como ainda não fiz este trajéto, posso ter pecado em alguma informação, ou me enganado em alguma ruta, mas conto com você que ja passou por algum destes locais para ajudar a melhorar este blog.

Todas dicas e sugestões são bem vindas.


Espero de alguma forma ter contribuido para sua viagem e que tenha gostado deste blog. E se gostou indique a seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário